1
Acessar agora
Obrigado! Seu cadastro foi realizado com sucesso!
Que pena! Ocorreu algum erro.
1
2
Falta pouco para você concluir seu cadastro
1
2
Obrigado! Seu cadastro foi realizado com sucesso!
Em breve entraremos em contato por telefone ou whatsapp, fique atento!
Que pena! Ocorreu algum erro.

Queda nos Aluguéis Residenciais Indica Tendência de Baixa em 2024

Publicado em

5/1/2024

Queda nos Aluguéis Residenciais Indica Tendência de Baixa em 2024

Imagem:

Nelson Almeida/AFP/Getty Images

Maior Queda em Três Meses e Perspectiva Futura

O aluguel residencial registrou a maior queda em três meses em dezembro, segundo o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). A diminuição de 1,16% foi a mais acentuada desde setembro, marcando uma tendência de baixa que pode persistir em 2024. André Braz, coordenador dos índices de preços do FGV Ibre, destaca que esse movimento é influenciado por fatores sazonais, como a menor frequência de reajustes em contratos de locação no final do ano.

Variações e Efeito Estatístico nas Capitais

Diferentes capitais apresentaram variações distintas no IVAR de novembro para dezembro. São Paulo e Rio de Janeiro mostraram uma desaceleração na variação de aluguel, enquanto Belo Horizonte e Porto Alegre registraram acelerações. Ainda que o IVAR tenha acelerado na taxa acumulada em 12 meses de novembro para dezembro, espera-se uma queda na taxa em janeiro de 2024, beneficiada por um efeito estatístico positivo.

Influência dos Juros e Financiamento Imobiliário

A tendência de baixa nos aluguéis está fortemente atrelada ao ritmo da taxa básica de juros (Selic) e seu impacto nos juros de financiamento imobiliário. Com a expectativa de continuidade nos cortes da Selic iniciados no segundo semestre do ano passado, a taxa de juros para financiamento imobiliário pode se tornar mais atrativa, incentivando a compra de imóveis e diminuindo a demanda por locação. Esse movimento, segundo Braz, pode reforçar um cenário onde a procura será menor que a oferta no mercado de aluguéis, pressionando ainda mais os preços para baixo em 2024.

Leia mais:

Conheça a Barte agora mesmo

Inscreva-se e conheça todas as vantagens de utilizar a Barte!

Postagens Recentes

Ver todos

Related Posts