Visão Positiva para 2024
Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do conselho de administração do Bradesco, apresenta uma visão otimista para o ano de 2024 no Brasil. Em recente encontro com a imprensa, Trabuco salientou as condições favoráveis para um ano "muito bom", apesar de reconhecer que alguns prognósticos ainda estão sendo formulados. A aprovação da reforma tributária é vista como um ganho significativo de gestão, com expectativas de impactos positivos a longo prazo, particularmente na indústria.
Trabuco abordou também a reforma administrativa, destacando sua natureza contínua e evolutiva. Segundo ele, este processo nunca está completamente finalizado, mas sempre em desenvolvimento.
Marcelo Noronha, CEO do Bradesco, compartilhou uma visão positiva sobre a inflação, antecipando um cenário mais estável para o próximo ano. Ele também apontou para uma tendência de crescimento salarial e redução na alavancagem das empresas, elementos benéficos tanto para indivíduos quanto para o setor corporativo. Noronha observou que, historicamente, as projeções de PIB frequentemente subestimaram o desempenho real da economia, como ocorreu em 2023.
Política Fiscal e Reforma Tributária
No que diz respeito à política fiscal, Noronha a considera sempre relevante, mas não uma preocupação imediata. Em relação à dinâmica entre o governo Lula e o Congresso, Trabuco enfatizou a disposição ao diálogo e a formação de uma agenda comum voltada para o Brasil.Jens Arnold, da OCDE, destacou o novo arcabouço fiscal do Brasil como um marco importante. Entretanto, ele ressaltou que o desafio subsequente será a implementação efetiva desse marco para assegurar o cumprimento das metas fiscais. Arnold vê no arcabouço uma oportunidade de trazer mais certeza aos agentes econômicos e previsibilidade à política fiscal.
Bernard Appy, secretário especial de Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, reconhece que a regulamentação da reforma tributária representa um grande desafio. Ele enfatiza a importância dessa reforma na agenda de produtividade do Brasil e assinala que os efeitos dessas mudanças são de longo prazo. Appy também menciona o foco do governo na reforma do Imposto de Renda.