1
Acessar agora
Obrigado! Seu cadastro foi realizado com sucesso!
Que pena! Ocorreu algum erro.
1
2
Falta pouco para você concluir seu cadastro
1
2
Obrigado! Seu cadastro foi realizado com sucesso!
Em breve entraremos em contato por telefone ou whatsapp, fique atento!
Que pena! Ocorreu algum erro.

Ministério da Fazenda aquece mercado de crédito junto a reformas fiscais

Publicado em

4/1/2024

Ministério da Fazenda aquece mercado de crédito junto a reformas fiscais

Imagem:

EDU ANDRADE/Ascom/MF

Avanços e desafios na economia brasileira

Durante o ano de 2023, o Ministério da Fazenda focou em uma série de iniciativas para aprimorar o ambiente econômico do Brasil, em meio às preocupações com a política fiscal. Entre as ações estão mudanças nas garantias para empréstimos, facilitação de Parcerias Público-Privadas (PPPs), e a emissão de títulos soberanos voltados para projetos sustentáveis. Estas ações visam fortalecer o mercado de crédito, considerado um dos motores para o crescimento econômico em 2024, e estimular investimentos. Contudo, persistem incertezas sobre como o Judiciário e o Congresso reagirão a algumas dessas medidas.

Impacto no mercado de crédito e investimentos

As reformas econômicas recentes, avançando desde o governo de Michel Temer, têm contribuído para um possível aumento do PIB potencial e surpresas positivas no crescimento econômico. Especialistas destacam um conjunto robusto de medidas microeconômicas aprovadas, visando facilitar a recuperação de recursos por instituições financeiras em casos de inadimplência, o que teoricamente deve reduzir os juros em empréstimos. Por exemplo, financiamentos de automóveis poderiam ficar 30% mais baratos devido à facilitação na retomada de veículos. No entanto, a condução da política fiscal e o cenário político podem influenciar esses avanços.

As medidas econômicas em questão estão intrinsecamente ligadas ao potencial de expansão do crédito no Brasil. O governo, através de secretários e economistas, vê com otimismo as reformas propostas, considerando-as soluções para problemas históricos de crédito garantido no país. No entanto, é consenso entre os especialistas que tais mudanças representam um processo de longo prazo, com impactos sendo gradualmente percebidos.

No que tange ao cenário de investimentos, a expectativa do governo é de fomentar um conjunto de Parcerias Público-Privadas e outros arranjos para financiar projetos sustentáveis e de infraestrutura. Medidas como a simplificação da emissão de debêntures e estruturação de proteção aos investidores estrangeiros são exemplos das iniciativas para tornar o mercado de capitais uma alternativa mais atrativa.

O cenário para 2024, portanto, é de otimismo cauteloso, com esperança de que as reformas propostas e a melhora no ambiente econômico possam impulsionar o crédito e os investimentos no país, contribuindo para um crescimento econômico mais robusto e sustentável.

Leia mais:

Conheça a Barte agora mesmo

Inscreva-se e conheça todas as vantagens de utilizar a Barte!

Postagens Recentes

Ver todos

Related Posts