1
Acessar agora
Obrigado! Seu cadastro foi realizado com sucesso!
Que pena! Ocorreu algum erro.
1
2
Falta pouco para você concluir seu cadastro
1
2
Obrigado! Seu cadastro foi realizado com sucesso!
Em breve entraremos em contato por telefone ou whatsapp, fique atento!
Que pena! Ocorreu algum erro.

Desemprego no Brasil Atinge Menor Nível para Janeiro desde 2015

Publicado em

29/2/2024

Desemprego no Brasil Atinge Menor Nível para Janeiro desde 2015

Imagem:

Canva

A taxa de desemprego no Brasil registrou um marco significativo no trimestre móvel encerrado em janeiro, alcançando 7,6%, o menor índice para o período desde 2015. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este resultado se manteve estável em relação ao trimestre móvel anterior, encerrado em outubro, e apresentou uma melhora significativa em comparação com o mesmo período de 2022, que registrou uma taxa de 8,4%.

Este desempenho superou as expectativas do mercado, que, segundo levantamento realizado pelo Valor Data com 25 consultorias e instituições financeiras, projetava uma taxa de desemprego de 7,8% para o trimestre móvel encerrado em novembro de 2023. As projeções variavam entre 7,4% e 8,1%, evidenciando uma surpresa positiva com o resultado divulgado.

O país contabilizou 8,292 milhões de desempregados no trimestre encerrado em janeiro, um leve aumento de 0,4% em relação ao trimestre anterior, o que representa 32 mil pessoas a mais. No entanto, essa variação é considerada estabilidade estatística pelo IBGE, devido à margem de erro da pesquisa. Comparado ao mesmo período de 2022, houve uma redução de 7,8% no número de desempregados, ou seja, 703 mil pessoas a menos procurando por emprego.

Além disso, a população ocupada (que inclui empregados, empregadores e funcionários públicos) atingiu 100,593 milhões de pessoas, um crescimento de 0,4% em relação ao trimestre anterior, com 387 mil pessoas a mais empregadas. Em comparação com o mesmo trimestre de 2022, houve um aumento de 2%, representando 1,957 milhão de pessoas a mais no mercado de trabalho.

Leia mais:

A força de trabalho do país – que engloba tanto as pessoas ocupadas quanto aquelas em busca de emprego com 14 anos ou mais de idade – também apresentou crescimento, chegando a 108,9 milhões no trimestre móvel encerrado em janeiro. Isso representa um aumento de 0,4% em relação ao trimestre anterior e de 1,2% em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando mais 1,3 milhão de pessoas.

Esses dados refletem uma melhora gradual no mercado de trabalho brasileiro, indicando um cenário de recuperação econômica e aumento da confiança tanto de empregadores quanto de trabalhadores. A redução da taxa de desemprego para o menor nível em um início de ano desde 2015 é um sinal positivo para a economia do país, sugerindo um caminho de crescimento e estabilidade no emprego.

Conheça a Barte agora mesmo

Inscreva-se e conheça todas as vantagens de utilizar a Barte!

Postagens Recentes

Ver todos

Related Posts