Entrevistamos o nosso product manager para entender um pouco mais sobre a criação de novos produtos e o que o motivou a participar do início da Barte.
1. Pode nos contar um pouco sobre o departamento de produtos na Barte?
Claro! Nós, do time de produtos, temos a responsabilidade de desenvolver e gerenciar o produto e suas funcionalidades em todas as etapas, desde a concepção de novas ideias de funcionalidades até o monitoramento do desempenho do produto após a entrega final.
Acima de tudo, nosso principal papel é garantir o sucesso do produto. Para isso, precisamos ser multidisciplinares e trabalharmos próximos de outras equipes da empresa.
2. Como você explicaria sua função para seus pais?
O gerente de produto é como um "mestre de festas". Ele é responsável por planejar e organizar uma grande festança, só que no mundo dos produtos. Ele fica atento à necessidade dos convidados, os clientes, ouve o feedback deles e trabalha junto ao pessoal da empresa para desenvolver e garantir uma festa inesquecível, ou seja, um produto de sucesso.
3. Como você se juntou Barte? O que te fez decidir se juntar à construção?
Já começa aqui com um plot twist haha! Antes de me juntar à Barte como Gerente de Produto atuava como UX Designer freelancer, e havia acabado de realizar a entrega de um dos projetos mais difíceis em que atuei; o Mapeamento da Jornada dos Pacientes de um Hospital de Oncologia.
Este projeto foi responsável por virar uma chave na minha carreira. Foi quando percebi, que no quebra cabeça que é a construção de um produto, além de ajudar a monta-lo com todos, também queria ser a pessoa que organiza as peças para construirmos mais rápido e melhor.
Vi na Barte, uma startup que até então tinha lançado o seu produto no mercado a pouco tempo quando entrei, uma oportunidade para botar em prática esse desejo em um mercado desafiador e com profissionais fantásticos.
Acima de tudo, também devo muitos agradecimentos Giovani Santos, hoje meu gestor, uma pessoa fantástica, e que me ensinou muito sobre produto, possibilitando que hoje eu tenha meus reconhecimentos e conquistas aqui na Barte.
4. Suas maiores aprendizagens desde que chegou aqui?
Sendo curto e direto: precisamos ser proativos em buscarmos o apoio de uns aos outros para atingir grandes conquistas .
Quando olho para uma funcionalidade que estou planejando, preciso refletir: como isto vai impactar nos outros times, se pode gerar uma grande massa de atendimentos e tickets, se irá causar atritos entre CS e clientes, se os custos são viáveis para o financeiro, se novos leads estão buscando a solução, se o time de tecnologia está alinhado com critérios da entrega, etc.
Esta visão, foi algo que tenho tentado construir no último ano e com certeza ainda tenho um longo caminho de aprendizados a percorrer. Além disso, não vejo esta atitude como algo meu ou do time de produto, mas como algo enraizado na cultura da nossa empresa e que deve ser buscado por todos
5. Qual é o seu maior orgulho em sua atuação na Barte até agora?
No time de produto, estamos a todos momentos buscando encontrar novas oportunidades para construção de funcionalidades e produtos que nos façam se diferenciar no mercado, e tive o prazer de fazer parte da criação de alguns deles, que já lançamos e outros que ainda estão por vir por aí haha.
Porém, meus dois maiores orgulhos não estão relacionados à features ou lançamentos como esperado.
O primeiro deles foi a construção e implementação de fluxos e scripts para automação de processos de atendimento, análise e de operações. Automações que hoje são utilizadas e difundidas por diversas pessoas dentro da empresa para entregar valor de forma mais rápida e economizar horas de trabalho manual e repetitivo.
O segundo, foi conseguir construir uma boa relação próxima com todos meus colegas de trabalho na empresa. Para construir um produto excelente, deixamos de lado uma estrutura organizacional em silos, em que as diferentes áreas trabalham apenas em seu objetivos de forma isolada, e mantemos um diálogo direto e sem burocracias para definir o que é melhor para empresa como um todo.
6. Como você se sente com o crescimento que testemunhou até agora?
As vezes é difícil de acreditar o quanto crescemos em apenas um pouco mais de 1 ano de produto no mercado! Ao mesmo tempo, com todo esforço que temos feito para oferecer um produto que realmente resolve o problema dos nossos clientes, a melhor taxa de aprovação do mercado, um atendimento ao cliente excepcional e uma experiência excelente para nossos usuários, diria que mandamos bem haha, e agora estamos colhendo os resultados.
Ter sido parte do resultado desse crescimento, com certeza é uma honra!
7. O que você acha que a Barte precisa para continuar crescendo?
Acredito que as chaves estão principalmente na escalabilidade da excelência experiência que oferecemos no produto, no atendimento e nas operações, para uma base de clientes 2x ou até 3xmaior que a atual, e na criação de novas soluções que resolvam de forma simples, poderosa e diferenciada de outros players, problemas de mercados que estamos começando a penetrar.
8. Qual é a sua opinião sobre a cultura de trabalho na Barte?
Aqui na Barte somos postos aprova dia a dia em relação à cultura da empresa, o que é desafiador, mas ao mesmo tempo é o que tem moldado os excelentes profissionais que nos fizeram chegar até aqui.
Dois dos valores da nossa cultura são os meus prediletos: Sem prático e Engenhosidade. Para mim um ótimo profissional de produto é capaz de unir ambos: a capacidade de resolver problemas de forma prática e rápida, porém eficiente e de forma engenhosa com poucos recursos (tempo, pessoas, dinheiro, etc) disponíveis.
9. Qual é a sua opinião sobre a equipe de produtos na Barte?
A equipe de produto na Barte hoje é formada por pessoas de diversos backgrounds, com formação e ou especialidades em negócio e estratégia, marketing e growth, tecnologia e experiência do usuário.
Ou seja, somos multidisciplinares! E acredito que daí vem muito da nossa força! Dessa forma, conseguimos trabalhar e dialogar de forma próxima com todas as setores da empresa e ampliarmos nossa visão para entendermos como novos lançamentos/ funcionalidades irão impactar em nossos objetivos e nos processos de cada área.
10. Quais são os desafios mais importantes que a equipe de produtos enfrenta atualmente?
Acredito que o maior desafio do time de produto agora descobrir e priorizar o que iremos oferecer para nossos usuários a seguir. Com players bem estabelecidos no mercado, estamos sempre estudando como alcançar novos canais de venda e nichos de sellers com novas soluções, nos mantendo competitivos com o mercado.