1
Acessar agora
Obrigado! Seu cadastro foi realizado com sucesso!
Que pena! Ocorreu algum erro.
1
2
Falta pouco para você concluir seu cadastro
1
2
Obrigado! Seu cadastro foi realizado com sucesso!
Em breve entraremos em contato por telefone ou whatsapp, fique atento!
Que pena! Ocorreu algum erro.

Aluguel Residencial Tem Maior Inflação Anual em 16 Meses, Diz FGV

Publicado em

6/6/2024

Aluguel Residencial Tem Maior Inflação Anual em 16 Meses, Diz FGV

Imagem:

Canva

A inflação acumulada em 12 meses do aluguel residencial subiu de 9,16% em abril para 9,45% em maio, alcançando o maior nível desde janeiro de 2023, quando foi de 10,74%. Esse dado foi divulgado pelo Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). No entanto, a variação mensal do indicador desacelerou de 1,40% para 0,21%.

O coordenador dos índices de preços do FGV Ibre, André Braz, destacou que a tendência atual do aluguel é de alta. Ele explicou que fatores sazonais no mercado imobiliário de São Paulo influenciaram na taxa mensal menor de maio. No período entre abril e maio, houve aceleração em três das quatro cidades analisadas: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre, enquanto São Paulo apresentou uma queda acentuada.

Leia mais:

André Braz também mencionou que o patamar elevado dos juros para crédito imobiliário contribui para o cenário atual de aluguéis mais caros. Com a taxa básica de juros (selic) em trajetória de queda, mas ainda alta, a compra de imóveis via financiamento continua difícil, levando mais pessoas a optarem pelo aluguel. Além disso, as expectativas inflacionárias aumentadas no Brasil influenciam o Banco Central a manter a selic elevada, restringindo ainda mais o crédito imobiliário e aquecendo o mercado de aluguel.

Conheça a Barte agora mesmo

Inscreva-se e conheça todas as vantagens de utilizar a Barte!

Postagens Recentes

Ver todos

Related Posts